SANTA INES
Leitor reclama: “Santa Inês não
apareceu nem na foto”
O leitor Carlos Antonio Gouveia enviou um e-mail para a redação do Agora Santa Inês demonstrando toda sua indignação quanto a uma matéria publica pela revista Veja da semana passada, que listou vários municípios maranhenses como sendo destaque no Estado e cidades do futuro. Da relação da revista de circulação nacional não consta exatamente Santa Inês “ que é considerada por todo mundo a única porta de entrada do desenvolvimento futuro do Estado”, conforme acredita ele. Na verdade a indignação do leitor do Agora faz sentido, até porque nenhuma cidade maranhense está estrategicamente mais bem localizada no mapa estadual do que Santa Inês que é servida por duas BR’s, as 222 e 316, uma ferrovia, a Carajás e cercada de água e rios em torno de no máximo 10 KM’s de distância, sendo o maior pólo comercial, bancário, universitário e de medicina do Vale do Pindaré e Maranhão Central.
AÇAILANDIA É O MAIOR PIB DO MARANHÃO
A matéria da Veja a que se refere o leitor, lista como cidades do futuro no Maranhão, Açailândia, Caxias, Imperatriz, Timon, Paço do Lumiar e São José de Ribamar, Santa Inês ficou de fora. Açailandia inclusive é destaque como “Cidade Média – aonde o futuro já chegou”. De acordo com a revista, a cidade de 29 anos, é destaque como pólo siderúrgico e tem o maior PIB do Estado, -As mudanças permitiram que a jovem Açailândia alcançasse a maior renda per capta do Maranhão, à frente da capital, a secular São Luís – diz a Veja - com 1 bilhão e 800 milhões de reais, valor 10 vezes mais do que o PIB de Santa Inês que não chega a 150 milhões, lembra ele para em seguida afirmar que Açailandia só tem esse PIB porque no município está instalado o maior pólo siderúrgico do Estado; “que era para se instalar em Santa Inês, porém o prefeito da época, nos anos 90, mais precisamente em 96, não permitiu que as indústrias de siderurgia se instalassem aqui” e arremata; “tanto é que a única que ficou na região, está localizada a 200 metros do território de Santa Inês, mas fica no município de Pindaré, que é a Cosima, temporariamente fechada”, conclui Gouveia.
COMO VEJA VIU AS OUTRAS CIDADES
Na reportagem lembrada pelo leitor, as cidades de Caxias, Timon e Imperatriz são consideradas destaque com vocação para o comércio, segundo a Veja. São cidades, segundo a revista, que ”se tornaram polos regionais com grandes redes varejistas e atacadistas”.
Depois, aparece Paço do Lumiar, como pólo de agricultura, focado na cultura de hortaliças, arroz e milho.

Paço do Lumiar : agricultura como vocação
Santa Inês fora da relação da revista Veja